Já organizou a casa para 2024? Veja dicas de limpeza e desapego para o ano novo
31/12/2023
Especialista aconselha reservar tempo para faxina e descarte. Organização deve levar em conta objetivos traçados para novo ciclo; confira também onde doar roupas e sapatos no DF. Pessoa passa aspirador de pó em tapete, em imagem de arquivo
Crédito iStockPhotos
A virada do ano, para muitos, representa renovação de vida e muito se fala em como se vestir e quais cores usar para trazer sorte no novo ano. No entanto, também é importante cuidar da própria casa com uma boa faxina e o desapego do que precisa ficar para trás, para iniciar esse novo ciclo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com a personal organizer Gaby Harmoni, é preciso tirar um tempo, no final ou no começo do ano, para cuidar de casa. O planejamento, para Gaby, é o início da organização ⏳ ⏰.
"A ordem traz paz e clareza para a vida. E a nossa casa precisa ser um lugar de paz", diz Gaby.
Os critérios de organização e desapego também precisam levar em conta os objetivos para o ano que chega
"Por exemplo, neste ano eu quero emagrecer. Então, na minha casa eu vou descartar o que não tem a ver com esse objetivo, como guloseimas na despensa. O descarte tem que ter a ver com o que você quer para você mesmo", recomenda.
A personal organizer lembra que às vezes é difícil começar. Por isso, ela recomenda quem for fazer esse tipo de limpeza e descarte tirar um tempo específico para a atividade.
"É um trabalho que pode levar até dias. É importante avaliar o que precisa ser feito, em quais ambientes e em quanto tempo. Depois se organizar para isso", explica.
Muitas vezes, a pessoa começa a limpeza em um cômodo da casa, se cansa, e resolve ir para outro ambiente. "Isso não é bom porque você acaba não terminando aquilo que começou. É importante se policiar para só começar outro local, quando o primeiro já estiver pronto", afirma.🧹
Outra dica que a personal organizer dá é mudar objetos de lugar. "Às vezes existe um item de decoração que você acha que não gosta mais e quer se desfazer. Eu recomendo que a pessoa troque ele de ambiente, para ver se fica bom em outro lugar. Às vezes, aquilo vai se mostrar melhor em outro lugar, e nem precisa ser descartado. Isso também muda e renova a energia da casa". 🛋️
Abrir espaço para o novo
Roupas, cabides, caixas e sapatos distribuídos de forma organizada, em imagem de arquivo
Celiana Waldeck/Divulgação
Além de organizar a casa, Gaby fala que é importante abrir espaço para o novo. "Na minha casa, sempre que chego com algo novo, eu separo o que está velho pra sair. E é importante avaliar o que precisa sair da sua vida e da sua casa. Se não uso há muito tempo, não vou mais usar. Então vale descartar", diz ela.
"Espiritualmente, é preciso se desapegar do velho para que o novo possa chegar", diz Gaby Harmoni.
Para a organizadora, o armário pode estar acumulando peças manchadas, rasgadas e estragadas que não devem ser mantidas. "Isso é energia pesada, que fica travando a vida. A roupa tá lá, estragada há um tempão e muitas vezes não tem como consertar. Ou então, quando conserta, você já nem quer mais usar. Então não vale ficar guardando", explica.
"Existem brechós que recebem coisas que já não dão mais certo pra gente, mas que podem ser exatamente o que outra pessoa estava procurando. É importante também fazer a economia e a moda circularem", afirma Gaby.
LEIA TAMBÉM
'FAXINA INTERNA': Psicólogos dão dicas de como começar 2024 com mente e corpo renovados
2024: Veja previsões do tarô, da astrologia e os orixás para o ano que chega
Onde doar no DF?
Depois de encher uma sacola com peças não usadas, além da opção de brechós no Distrito Federal, o g1 fez uma lista com opções de projetos sociais que aceitam doações roupas e sapatos em bom estado de conservação. Veja abaixo:
A organização Banho do Bem conta com pontos de coleta para roupas e agasalhos espalhados pelo Distrito Federal. O projeto leva um ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto para pessoas em situação de rua tomarem banhos. Para mais informações, veja as redes sociais da organização.
A ONG The Street Store espalha cabides em várias regiões de Brasília para quem quiser deixar roupas para doação penduradas. Para mais informações, veja as redes sociais da organização.
O instituto Barba na Rua oferece acolhimento com banho quente, roupas, doação de alimentos e vivencias culturais para as pessoas em situação de rua. Para mais informações, veja as redes sociais da organização. Entre em contato pelo celular: (61) 983638161.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.